Você sabe a importância da gentileza no ambiente de trabalho?

 

Você sabe a importância da gentileza no ambiente de trabalho?

Você já deve ter ouvido a expressão “gentileza gera gentileza”, certo?! Essa frase tem um significado especial, afinal trabalhar em um ambiente descontraído e conviver com pessoas gentis, deixa o clima mais leve e melhora o humor de todos, afinal, ninguém gosta de conviver com pessoas grosseiras ou indiferentes. Por isso, um ambiente organizacional gentil é importante para ajudar os profissionais a alcançar os melhores resultados. Para ser uma pessoa gentil, não é preciso de nenhum conhecimento específico, apenas querer fazer o bem para alguém e ser genuinamente agradável com todos.

Pequenos gestos no dia a dia podem fazer uma enorme diferença e estimular outras pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. Quer saber como? Confira!

Dê atenção aos pequenos detalhes

Às vezes, um simples “bom dia” pode ajudar a melhorar o humor e o dia de uma pessoa. Da mesma forma que as palavras mágicas como “com licença” e “por favor” são comportamentos essenciais e demonstram boa educação. Abrir uma porta, fazer um elogio sincero e servir um café são excelentes gestos para deixar o ambiente mais agradável.

Não espere algo em troca

Esse é o maior ponto e o principal mandamento da pessoa gentil: Não espera alguém ser gentil com você para também ser e principalmente, não espere algo em troca da sua gentileza. Para quem quer fazer o bem, o único pagamento é a gratidão!

Tenha paciência com o próximo

Para ser uma pessoa mais gentil é preciso respeitar o tempo dos outros, entender seus problemas e ter mais calma. Ser alguém gentil é demonstrar, além de educação, inteligência emocional. Essa é a melhor forma de combater os atritos e hostilidades, tanto no ambiente profissional quanto fora dele.

E você, como pratica a gentileza no ambiente organizacional? Então comece hoje mesmo!

 

Leia também: 3 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe.

Compartilhe

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Top