Saiba como melhorar a gestão do condomínio

 

Saiba como melhorar a gestão do condomínio

Se você é síndico do prédio onde mora, sempre aparece aquela dúvida: como fazer uma boa gestão, e principalmente como aprimorá-la? Não basta ser organizado, é preciso ser eficiente. Para ter os condôminos do seu lado e tudo bem otimizado, algumas dicas podem ser bem úteis.

 

Contrate uma administradora.

Existem diversas empresas especializadas nesse tipo de serviço. Vai cuidar das questões financeiras, contábeis, trabalhistas e fiscais, reduzindo parte da burocracia. Além disso, vai cobrar inadimplentes por exemplo, sem que você precise se indispor com o vizinho.

Terceirização:

Alguns serviços no condomínio podem ser terceirizados, como limpeza, zelador, corte de grama, entre outros. As empresas oferecem profissionais capacitados que aumentam a eficiência nos serviços.

Use a tecnologia:

Se você faz tudo sozinho, também pode usar aplicativos e softwares que facilitam a gestão. Existem diversos programas de gerenciamento e planilhas digitais que auxiliam as tarefas.

Controle as finanças:

Esse item é fundamental. Além das despesas do mês, fazer provisionamento de gastos, serviços e manutenção mantém a eficiência. Listar todos os gastos e a receita ajuda no controle. Quando precisar de serviço, faça no mínimo 3 orçamentos e sempre peça nota fiscal. Todas as despesas devem ser devidamente comprovadas.

Comunicação:

Morar em condomínio requer bom senso. Conversar com os moradores ajuda a entender o que todos querem, as reivindicações mais urgentes, sugestões e críticas. Fechar o canal de comunicação não é uma boa ideia. Além das reuniões, essa conversa vai ajudar e muito. Quadros de aviso, grupo de WhatsApp atingem a todos.

 

Leia também: 3 itens fundamentais sobre o uso de EPIs.

Compartilhe

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Top