Aprenda a organizar suas finanças pessoais

 

Aprenda a organizar suas finanças pessoais

Organizar as finanças pessoais é tão importante quanto de uma empresa. Algumas ações simples podem ajudar a ter estabilidade financeira e assim garantir o sossego da família. Dá uma olhada nestas dicas.

Quais são suas prioridades? É preciso definir, e eliminar o que não é essencial, especialmente se as finanças estão desequilibradas. Um pouco de disciplina até passar o período de crise, vai valer a pena.

Qual seu objetivo? Aquele carro, casa ou algum outro objeto de desejo, com um custo maior, precisa de planejamento. Avalie quanto custa esse bem e organize o quanto vai economizar e o tempo que vai levar.

Não se endivide: Comprar a vista é sempre melhor. Controlar o impulso consumista, pedir descontos e só fazer financiamentos a longo prazo em caso de imóvel ou automóvel.

Organização: pelo menos uma vez por mês pare pra organizar tudo. Monte uma planilha com as despesas fixas, pagamentos, outros gastos, e tudo que tem entrada ou saída. Isso vai fazer você se adequar.

Poupe: Ter um dinheiro extra, em uma poupança, pode ajudar em situações de emergência. O ideal é guardar de 10 a 20% da renda mensal.

Nenhuma destas dicas vai funcionar se não tiver disciplina. Portanto, coloque tudo em prática hoje mesmo!

Leia também: 3 hábitos essenciais para manter a empresa limpa e organizada.

Compartilhe

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Top